Ornithocephalus myrticola



Hoje vou falar um pouco do Ornithocephalus myrticola

Ornithocephalus é um gênero formado por 55 espécies, classificado pelo botânico inglês Joseph Dalton Hooker (1817 - 1911)

O Nome deste gênero, Ornithocephalus, é uma palavra composta derivada do grego "ornisithos", que significa "passaro", e Kephale, que sifnifica "cabeça", em referência à coluna de suas flores que tem a forma de cabeça de um passarinho.

O nome desta espécie, myrticola, deriva do latin, Myrtus, um dos hospedeiros desta orquídea, que pertence à família Myrtaceae

Planta de hábito epífita (vive em árvores) originária de altitudes entre 500 e 1200 metros da Bolívia, Perú e Brasil. Em nosso país pode ser encontrada na proximidade de rios e lagos, em matas e florestas frias e úmidas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente nas serras do Mar e Mantiqueira.

Trata-se de uma micro orquídea. Curtas hastes florais com 5 a 12 flores de aproximadamente 0,5 centímetros de diâmetro. As flores tem uma suave e delicado aroma que lembra o cheiro cítrico do limão. As pétalas e sépalas são de cor branca e possuem estrias verdes. O labelo também é branco mas maculado e amarelo.
Anteriormente esta planta foi classificada como Ornithocephalus chlorolencus, Ornithocephalus pygmaeum, Ornithocephalus pygmaeus, Ornithocephalus reizii e Ornithocephalus vosburghii.
Floresce normalmente em janeiro, e a floração dura entre 15 e 20 dias. É comum esta planta florir mais de uma vez por ano.
Cultivo:

Pode ser cultivada em vasos de plásticos ou caixetas, utilizando substrato composto de casca de pínus, carvão vegetal e esfagno. Porém, todas as plantas deste gênero gostam de ter muitas raízes expostas, aumentando a ventilação e a área para a realização de fotossíntese. Por isto, é comum cultivar esta orquídea em cascas, troncos ou galhos de árvores. Alguns orquidófilos cultivam esta planta em placas de cortiça. Por ser uma planta natural da Serra do Mar, precisa de muita umidade, rápida drenagem e boa ventilação. Gosta de 60% de sombreamento e suporta temperaturas de 5 a 35ºC.


Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *