Phymatidium delicatum
- Nome: Phymatidium delicatum Lindl. 1833;
- Sinônimos: Phymatidium myrtophilum Barb.Rodr. 1881; Phymatidium paranaense Samp. 1916;
- Origem: Sul e sudeste brasileiro
- Altitude: entre 150 e 1500 metros de altitude;
- Planta: Epífita, 2 - 3 centímetros;
- Flor: 0,5 centímetros;
- Longevidade das flores: 15 a 20 dias;
- Umidade: Moderada;
- Fragância: sim, Mel
- Luminosidade: baixa;
- Temperatura: média;
- Grau de dificuldade no cultivo: Alta.
Phymatidium Delicatum

Em geral necessitam de um ambiente com alta umidade relativa do ar e iluminação difusa. Nas flores predominam a cor "branco leitoso com o centro verde".
O gênero Phymatidium foi estabelecido em 1833 por Lindley e foi objeto de importante revisão a alguns anos, feita por Antonio Toscano de Brito, incluindo a descrição de uma nova espécie (Phymatidium glaziovii Toscano) e uma nova variedade (Phymatidium delicatum var. curvisepalum Toscano). Foram reconhecidas por Toscano dez espécies e duas variedades.
O vegetal tem pouco mais de 2 centímetros de altura, se apresentando em pequenas touceiras isoladas, com muitas inflorescências bem mais longas que as folhas, podendo alcançar 10 centímetros de comprimento, e com até uma dezena de pequenas flores brancas que mal passam dos 0,5 centímetro de diâmetro.
O nome da espécie é uma homenagem de Schlechter a Francisco Aquino, gaúcho que colaborou nos estudos desse importante botânico enviando-lhe plantas.
As minhas plantas foram encontradas nos galhos finos da goiabeira, muito discretas, do lado de dentro dos galhos, veja imagens abaixo:
Assista o vídeo abaixo, com mais imagens e informações sobre a planta:
Todas imagens foram registradas da minha coleção particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário